cotidiano


| Da Redação CBN São Carlos

Modelo matemático busca entender comportamento dos partidos políticos no Congresso

Método desenvolvido na USP São Carlos permite visualizar coesão entre partidos e identificar situações de fragmentação

Pesquisa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos está utilizando a matemática para entender o comportamento dos parlamentares brasileiros no Congresso Nacional.

Com base nas votações realizadas pela Câmara dos Deputados entre 1991 e 2019, os pesquisadores usaram métodos matemáticos para definir conjuntos que mostram a coalizão, a fragmentação e o isolamento entre partidos políticos. O estudo concluiu que, apesar do grande número de partidos, os deputados se reúnem em poucos grupos, conforme o alinhamento com o governo. A pesquisa criou um modelo que permite analisar sistematicamente as alianças políticas no cenário brasileiro atual. 

De acordo com o Professor Diego Raphael Amâncio, do ICMC, coordenador do Estudo, o objetivo do trabalho é entender como o sistema político brasileiro evolui com o tempo. "Especificamente, buscou-se responder como os partidos políticos se relacionam entre si ao longo do tempo. Embora o sistema político brasileiro tenha vários partidos, tentou-se agrupá-los a partir de comportamentos similares, ou seja, se os deputados votam de modo semelhante. A ideia era identificar um padrão no comportamento político que possa indicar alguma ruptura, como, por exemplo, um impeachment." diz o Professor. 

Os pesquisadores acreditam que o sistema desenvolvido no estudo, junto com outros dados, como notícias, economia, redes sociais, poderá traçar relações e fazer previsões para eleitores e instituições entenderem o comportamento dos partidos, facilitando a tomada de decisões, além de permitir ao governo que identifique possíveis rupturas em sua base parlamentar.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN São Carlos. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN São Carlos poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook