cotidiano


| Da Redação CBN São Carlos

UFSCar elabora material para auxiliar pessoas com distúrbios de comunicação

Guia se baseia na Comunicação Alternativa que emprega gestos, expressões faciais, movimentos corporais, figuras e fotos

Um material elaborado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende auxiliar crianças, jovens e adultos que tenham dificuldades de comunicação oral e escrita, causadas por síndromes genéticas, paralisia cerebral, autismo, dentre outras patologias. A cartilha "Comunicação Alternativa: confecção de pranchas, orientações e adaptações de atividades em época de Covid-19" foi criada sob coordenação de Mariana Gurian Manzini, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, com a colaboração de outras professoras e estudantes de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade.  

A Comunicação Alternativa emprega gestos, expressões faciais, movimentos corporais, figuras, fotos e voz sintetizadas ou digitalizadas para que a pessoa com limitações comunicativas possa interagir face a face. Como benefícios, ajuda no estabelecimento e manutenção de relações sociais, na ampliação das trocas comunicacionais, na inclusão social e escolar e na promoção da qualidade de vida de forma prática e funcional.  

O material é divido em três partes: a primeira composta por informações sobre a Covid-19; a segunda aborda a Comunicação Alternativa e seus benefícios; e a terceira apresenta orientações sobre confecção das pranchas e sugestões de atividades adaptadas para Comunicação Alternativa, como quadro de rotina, receitas, músicas infantis, tarefas pedagógicas e livros. A cartilha é gratuita e pode ser acessada em https://bit.ly/3eOgtSs

Além da professora Mariana Manzini e de estudantes da UFSCar, a elaboração do material teve a colaboração das docentes do DTO Claudia Maria Simões Martinez, Gerusa Ferreira Lourenço, Luciana Bolzan Agnelli Martinez e Mirela de Oliveira Figueiredo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN São Carlos. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN São Carlos poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook