cotidiano


| Da Redação CBN São Carlos

Conjunto de fatores contribui para baixa mortalidade da Covid-19 em São Carlos

Levantamento classificou São Carlos como a cidade com menos mortes entre os municípios com mais de 100 mil habitantes

A Comissão de Estudos Epidemiológicos para enfrentamento da Covid-19, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Abramet, divulgou a classificação de "mortes por Covid-19" das cidades do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes. A primeira da lista com menos mortes é a cidade de São Carlos: são cerca de 18 mortes por 100 mil habitantes.

Embora a pesquisa aponte um dado positivo, o infectologista e professor do departamento de medicina da UFSCar, Bernardino Alves Souto, comenta que é preciso analisar as informações de maneira mais ampla.

Segundo ele, os índices de morte dependem de um conjunto de características do município, que não apenas o enfrentamento à covid-19. "Existem vários fatores que influenciam a mortalidade populacional pela covid. Então, por exemplo, municípios que têm uma população mais velha provavelmente vão ter mais mortalidade por covid. Municípios mais pobres, vão ter mortalidade mais alta por covid. Municípios que têm muita gente institucionalizada, albergada, têm mais chance de ter mais mortes por covid em casos de surtos concentrados. Municípios que têm uma qualidade de assistência de saúde mais difícil, ou um serviço de vigilância epidemiológica com menos qualidade, também poderão ter mais morte por covid", disse.

"Então o que determina a mortalidade por covid é o somatório de fatores: renda per capita da população; escolaridade média; o índice de desenvolvimento socioeconômico; a quantidade de pessoas morando em casas menores ou maiores; a distribuição da população por faixa etária; o perfil de doenças crônicas que existe na população. Então, o somatório de tudo isso é o que determina a mortalidade populacional por covid", complementou. 

Neste momento, São Carlos tem 49 mortes confirmadas por covid-19. O 49º óbito foi divulgado na última sexta. Trata-se de um homem de 65 anos, internado desde o dia 25 de setembro, e que morreu no dia 12 de outubro, mas com notificação confirmada apenas na última sexta. Mesmo com essa confirmação recente, o ritmo das mortes vem diminuindo em são carlos. Nos últimos 30 dias, foram apenas 6 mortes contabilizadas na cidade. Mesmo assim, é fundamental continuar com todas as medidas de segurança estabelecidas pelos governos estadual e municipal.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN São Carlos. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN São Carlos poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook