Professora do IQSC, Fernanda Canduri, fala sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores da China e da Inglaterra
O Brasil firmou recentemente parcerias com instituições do exterior para testar e produzir duas candidatas a vacina contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas por pesquisadores da China e da Inglaterra.
Ambas as vacinas estão em estágios avançados de desenvolvimento, mas afinal, você sabe quais as diferenças entre elas?
Segundo a professora do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Fernanda Canduri, as duas vacinas estimulam a produção de anticorpos no organismo mas utilizando tecnologias diferentes. A vacina desenvolvida na China utiliza o vírus inativo, sem capacidade de se multiplicar e a vacina proveniente da Inglaterra utiliza uma versão enfraquecida do vírus da gripe comum, com um gene do Coronavírus adicionado em seu material genético.
Nesta fase, estão sendo testadas a segurança e a eficácia da vacina, analisando a porcentagem de sucesso em diferentes grupos e faixas etárias. De acordo com os especialistas, as duas tem potencial de alcançar a imunização.